Fuga Audaciosa

Garoto de 9 anos foge de Manaus-AM, entra escondido em avião, e viaja para Guarulhos-SP
Notícia do Estadão, publicada no UOL.



Fugir para a casa de uma tia não seria uma tarefa tão difícil de ser realizada, quando esta, mora a duas quadras de sua casa, afinal, o fugitivo em questão tem apenas 9 anos de idade.
Não poderíamos negar que, se a tia morasse do outro lado da cidade, a fuga exigiria um plano muito mais audacioso, envolvendo detalhes inclusive de ordem financeira, porque a pé, suponhamos uma distância em torno de 15 km por exemplo, para uma criança de 9 anos, seria proporcional a uma maratona.

Me fez lembrar de um caso que eu ouvi quando adolescente, do filho de um amigo de meus pais, que vivia dizendo que queria se mudar de São Paulo para a casa do avô no Paraná, onde, segundo ele, teria mais liberdade para brincar e seria muito mais bem tratado que em sua própria casa.
A mãe obviamente achava graça, certamente dava corda à imaginação do garoto que na época ostentava seus 11 anos de idade, e o sonho de morar com o avô, se restringia ao momento em que deitava sua cabecinha no travesseiro e ainda não tinha adormecido.

Sua mãe, certa vez lhe disse que deveria ir de bicicleta, com certeza deve ter se divertido com a ideia maluca, e muito mais com todas as observações e conjecturas do garoto a respeito das possibilidades de se mudar, indo para o Paraná em sua bicicleta.
A mãe deve ter argumentado que seria necessário levar comida em sua bagagem, porque o trajeto era bastante longo, que não poderia em hipótese alguma esquecer de levar uma boa quantidade de água para a viagem, e nessa conversa, o garoto certamente ia tendo outras ideias junto com sua mãe, ela se divertindo, e ele arquitetando um verdadeiro plano de fuga.
O garoto foi encontrado em Registro, município de São Paulo, caminho para Curitiba-PR, visivelmente desorientado por conta do cansaço, mas que dizia ao policial rodoviário, precisar de algum lugar para pernoitar e continuar sua viagem em direção à casa do seu avô.

Imaginem, hipoteticamente, que este garoto em questão, poderia da mesma forma ter dito aos pais por diversas vezes, do seu desejo de morar em São Paulo, com a tia mais abastada, que gozaria de piscina e bons restaurantes sempre que quisesse, e talvez sua mãe tenha lhe dito que a pé ou de bicicleta, não daria certo o seu plano, que precisaria ser mais audacioso, e que a melhor forma de chegar em São Paulo, a mais rápida e talvez a mais segura, seria de avião.
E no dia 26 de janeiro de 2022, ele entra num avião da Latam, rumo a São Paulo.
Eu mesmo me lembro de ter feito coisas assim, brincadeiras desse tipo, com meus filhos. Os meus, não colocaram seus planos em ação, o que não quer dizer que não tivessem planos, certo?

Ambos os casos são terrivelmente perigosos, todos os dois garotos, o da minha história e o da recente notícia são verdadeiros aventureiros, bastante irresponsáveis, mas nesta idade, discutir responsabilidade e bom senso, é perder tempo.
Se canalizarem toda essa coragem e desenvoltura para quando chegarem à vida adulta, certamente ouviremos falar deles, muitas e muitas outras vezes.
 

Comentários

Postagens mais lidas neste blog!