Nossas Escolhas

 

     São Paulo, terça-feira 28 de maio de 2024

 

     O que teria sido se não fizéssemos as mesmas escolhas?

Já imaginei algumas vezes, como teria sido a minha vida se as escolhas que fiz fossem outras, e sempre que penso nisso me pergunto se somos nós que fazemos essas escolhas, ou se a vida de alguma forma nos empurra para elas, sem pedir licensa, sem perguntar se queremos, sem talvez nos dar uma única chance de opinar.

 

     É um pensamento que deve ser usado e analisado com muita cautela, porque é sem dúvida uma ótima oportunidade de nos eximir das responsabilidades do que somos. Mesmo assim, correndo o risco de culpar a vida e sair ileso de todas as minhas "condenações", o que é tentador, eu me esforço a entender os motivos das minhas escolhas, os caminhos que me trouxeram até aqui, e o porque de segui-los. O meu caso é relativamente simples de explicar, minhas escolhas foram feitas tendo como objetivo secundário o sucesso profissional, não exatamente o sucesso de fazer o que gosto, que eu nem sei o que é, mas o sucesso de fazer algo que me levasse a atingir o objetivo principal que era claro e muito forte, a ambição: Eu sempre quis ser rico!

 

     Para entender melhor o significado disso, é fundamental que eu confesse que abandonei meus sonhos, fossem ou não sonhos de sucesso, para alinhar minha vida com a possibidade de ganhar muito dinheiro. Eu poderia ter sido muitas coisas que possivelmente não me trariam riqueza, mas que talvez me trouxessem prazer profissional e felicidade, abri mão, e corri atrás da grana pela grana, o caminho mais curto para chegar nela. Se tudo tivesse dado certo conforme o previsto, provavelmente eu não estaria aqui escrevendo este texto, mas havia também a possibilidade de dar tudo errado, e me colocaria aqui, agora, em frente a este computador, escrevendo e tentando avaliar se tudo isso valeu a pena, e a resposta é definitiva: Não!

 

     Se o seu sonho é ganhar dinheiro pura e simplesmente, talvez sua inclinação profissional seja o mercado de capitais na bolsa de valores. Mas, se o seu sonho é ficar rico com trabalho, preciso lhe dizer que as chances são muito pequenas e o caminho é muito duro. Porém, se você optar por uma profissão que lhe agrada muito, algo que realmente lhe encanta, que lhe faz acordar de manhã cedo com vontade de trabalhar, talvez você fique bem de vida, mas se tudo der errado, você ainda terá um trabalho que o encanta e que lhe dá sentido à vida.

Ah! Mas se não der dinheiro eu perderei o encantamento! Lamento lhe dizer mas o seu objetivo principal, o seu encantamento era pelo dinheiro e não pela profissão, não se sabote!

Comentários

Postagens mais lidas neste blog!