o inimigo oculto

São Paulo, quinta-feira 30 de maio de 2024

 

     Contra o quê lutamos?

  Lutamos contra a desinformação e a informação rasa, sem conteúdo, sem nada.

    O mercado de lojas físicas tem altos custos para sobreviver, aluguel do ponto comercial, empregados, luz, água, etc etc, então, por uma questão de sobrevivência, os pequenos empresários optam por ter nas prateleiras, apenas a mercadoria que favorece as vendas e mantém o negócio em funcionamento. A concorrência da internet é enorme, oferecendo mais produtos e marcas, com menores custos e toda a facilidade de se fazer compras sem sair de casa.

 

     A oferta de produtos na internet pode ser facilmente controlada por algoritmos, que oferecem ao público o que interessa que seja oferecido, o que deve ser consumido, porque o consumidor não é livre para escolher, ele exerce uma liberdade controlada pelo sistema, onde se tem a sensação de estar escolhendo o melhor para sí, mas estamos escolhendo o melhor para o mercado. Pegue como exemplo qualquer produto, vamos usar sapatos como exemplo. Experimente deixar seu celular próximo e converse com alguém sobre sua intenção de comprar sapatos, porque precisa de novos sapatos. Passados alguns poucos minutos, abra suas redes sociais e verá que começarão, do nada, aparecer anúncios de sapatos para você, faça o teste! Se parar nesses anúncios por alguns segundos 30 ou 40 segundos, o algoritmo irá entender que esse tempo parado olhando o anúncio é suficientemente relevante para lhe mostrar mais e mais anúncios sobre o tema. Se em seguida fizer uma busca sobre sapatos no google, as empresas anunciantes e de relevância financeira, irão aparecer no topo das pesquisas, e se você clicar em um desses links irá alimentar ainda mais o algoritmo no sentido de estreitar as buscas para fechar logo um negócio de venda de sapatos com um dos parceiros, sem a necessidade de ficar procurando horas por aquilo que queremos, e isso parece bom, não parece? Se conseguimos achar o que queremos dentro do que nos é ofertado, qual o problema?           

E o que queremos? Ah! sim, sapatos. Qual sapato? De couro ecológico ou natural, de que cor, qual o modelo? Será que realmente as ofertas de produtos eram exatamente tudo que gostaríamos de ver? E se tivessem outras opções? A sensação é sempre de que não há nada mais além do que nos foi oferecido. Por mais que você mude as palavras chaves em sua busca por sapatos, os resultados serão sempre limitados, quando não, os mesmos.

 

     Nesta oferta que o algoritmo lhe faz, está limitando o número de fabricantes de calçados e de distribuidores, dando lucro apenas àqueles que são parceiros, e escondendo os resultados daqueles que também fazem calçados e que talvez você nunca conheça. É assim que funciona o algoritmo, mas talvez não seja suficiente para convencer você de que isso possa ser prejudicial.

 

     Quando se trata de calçados, esse "ingênuo" e otimizado sistema pode parecer parceiro de quem procura por produtos, mas imagine que o produto da sua busca seja informação. Informação, hoje, é um dos produtos mais valiosos que existe, se não for o mais valioso.

Imagine que ao buscar por informação, seja nas redes sociais ou no google, o sistema lhe devolver apenas o que interessa ao sistema, restringindo as buscas de tal forma a lhe dar a informação distorcida, tendenciosa ou até mesmo errada. Sim! você pode receber em suas buscas, informações erradas porque não há controle do que é publicado na internet, o que conta é apenas a relevância, o quanto aquele resultado foi acessado, quantas curtidas teve, quantos comentários etc. Esse resultado, tendencioso ou até mesmo errado, poderá ser disponibilizado para você por conta disso que acabei de falar e porque esse resultado se tornou parceiro do google ou de uma rede social qualquer, afinal tudo que é muito visto e curtido e comentado, se torna automaticamente um enorme potencial de venda de anúncios e serviços.

Então, se eu sou um fulano mal intencionado, se quero alterar a verdade daquilo que é publicado por vários meios de comunicação sérios, basta eu criar uma fake news, usar robôs para alavancar os acessos a essa informação, pagar algumas pessoas para "comentar" no post e dar likes, e aquilo que é tendencioso ou mentiroso, acabará aparecendo no topo das pesquisas, induzindo quem pesquisou, a pensar que devido a relevância do conteúdo, provavelmente seja verdadeiro. Nesse momento você, ao abrir esse conteúdo, dar seu like, comentar que "concorda" ou "discorda", compartilhar o conteúdo em várias redes sociais, estará alimentando as fake news sem saber, e automaticamente a verdade, aquela que contém os fatos, ficará no esquecimento da internet, nunca aparecendo nas buscas como um conteúdo viável, e se tornará duvidoso, afinal onde está a verdade pelos critérios de hoje? Onde existem mais visualizações, mais curtidas, mais comentários, mais compartilhamentos etc.

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