Honestidade ou fidelização?

 Meu carro estava apresentando alguns probleminhas e uma vez ou outra ele apagava. Claro que a princípio julguei ser um problema relacionado ao motorista, mas como sou eu quem executa tal função, resolvi ignorar essa possibilidade.

Então, levei à concessionária para verificarem o que poderia estar causando essa chatice do carro apagar do nada.

Na mesa da atendente de oficina, de cara ela me avisa que a concessionária cobrava 220 paus só para descobrir o tal defeito, e isso me cheirou a golpe.

Todas as experiências que tive com concessionárias, me fez desenvolver uma opinião bastante ruim a respeito delas. Se aproveitam do fato de serem considerados "especialistas" na marca do seu carro, para enfiar-lhe a faca e arrancar-lhe o coro sem dó nem piedade.

Nosso combinado entre minha mulher e eu, era mantermos a manutenção do carro sempre em dia, afinal, dentro dos nossos sonhos de consumo, empurrar carros não fazia parte da lista.

A moça começou a nos atender, e só pela forma como ela inicia a conversa, fiquei assustado e disse a minha mulher que precisaríamos estar dispostos a gastar muito dinheiro, porque tudo levava a crer que os 220 paus eram só o começo.

Deixamos o carro, pegamos um Uber, que pela distância da concessionária até em casa, nos custou 130 paus.

A moça da oficina havia dito que eles pediam 24h para fornecer o diagnóstico e o orçamento do serviço. Aguardamos, mas pela manhã do dia seguinte, não ligaram.

Por perto da hora do almoço, ligamos para saber das coisas. Ainda não tinham o diagnóstico para nos dar. Isso aumentou ainda mais a minha preocupação, afinal, demorar para fazer um orçamento, pode ser um claro sinal de que estão tentando lhe convencer que o problema do carro é gravíssimo!

Depois das 16h, mandaram uma mensagem via zap, informando que já estavam fazendo o serviço de limpeza de algumas peças do motor, que fazem parte do sistema de alimentação, e que o carro poderia ser retirado no dia seguinte. Aproveitando o contato, pedimos que lavassem o carro também, e a moça nos informou um valor de 50 paus para lavar e aspirar. Não é dos mais baratos, mas economizaria tempo.

Pela manhã do dia seguinte, pegamos outro Uber rumo à concessionária para retirar o carro.

Sentamos na mesa da atendente, e eu estava bastante ansioso para saber qual seria a facada que iríamos receber pelo serviço executado.

A moça começou a descrever o que havia sido feito, e eu a interrompi para saber logo a respeito dos valores. Ela sorriu, e continuou explicando o que havia sido feito.

Isso, na minha forma de pensar, é um processo de convencimento para "amaciar" o cliente. É uma espécie de tortura mental praticada um pouco antes da exibição dos valores, na tentativa de justifica-los.

"Bem, é isso, e o senhor nos deve apenas o valor da lavagem do carro, no caso, 50 paus."

Resumo da ópera:

Levantamos cedo, numa manhã de terça feira, e resolvemos levar o carro para lavar na concessionária.

Foi bem isso!


#fábula #fabel #fable #parafrase #parafrasis #paraphrase #avidadagente #unsereleben

#ourlives #nosviés #textoslegais #beauxtexte #nicetexts #buenostextos #reflexões

#reflexiones #reflections #reflexionen #reflets #humanos #humains #menschen #humains

#humans #blog #verdades #truths #vérités #wahrheiten

Comentários

  1. #fábula #fabel #fable #parafrase #parafrasis #paraphrase #avidadagente #unsereleben #ourlives #nosviés #textoslegais #beauxtexte #nicetexts #buenostextos #reflexões #reflexiones #reflections #reflexionen #reflets #humanos #humains #menschen #humains #humans #blog #verdades #truths #vérités #wahrheiten

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Postagens mais lidas neste blog!